domingo, 30 de novembro de 2008


Um jantar especial...

Sonia Rosalia Refosco de Oliveira



Ontem fui ao Seminário Mater Ecclesiae para um jantar de fim de ano e comemoração do Natal. Poderia ter sido mais uma das inúmeras comemorações que acontecerão até o fim desse ano, mas não foi. Explico-me.




Tudo começou com a companhia do casal Fabrício e Sílvia. Diferentes, porém, iguais. Iguais, porém, diferentes. Ótima companhia, alegre e divertida. Serão dois ótimos amigos, tenho certeza.



No Seminário, toda calma, tranquilidade e o som de uma música ao longe. Voltava depois de três anos. As lembranças ainda estão muito vivas em minha mente.



Vejo no jardim, um sacerdote rezando, alguns seminaristas dentro da capela rezando as Vésperas (tudo bem explicado pelo prof. Fabrício) e outros seminaristas preparando a sala de jantar. São jovens, não nos conhecemos ainda, mas com todo cuidado e carinho preparam a mesa. Pratos e talheres bem postos, os castiçais com velas e arranjos, guardanapos, copos e sorrisos... muitos sorrisos e olhares alegres, alegres por nos verem alí. São jovens como meus filhos. Poderiam ser meus filhos...



É hora da Santa Missa e todos se apressam a tomar seus lugares. Os sacerdotes, com toda a gentileza e delicadeza esperam que nos coloquemos em nossos lugares também. Começa a Santa Missa e meus olhos já estão cheios de lágrimas. Ver tantos jovens entregando seu coração a Deus e a uma bela vocação. É uma grande alegria. Em meio a tantas tristezas que ouvimos sobre os jovens perdidos de hoje, eu tenho o prazer de estar diante de rapazes que decidiram por livre e espontânea vontade, seguir o sacerdócio. É uma bela visão. As batinas, a postura, o canto, a concentração, o desejo de agradar a Deus e aos professores que ali estão. É... é uma bela visão. O canto final me trouxe doces lembranças e algumas lágrimas também...

Fomos para a sala de jantar. Um lindo presépio montado no meio da sala deixa claro o motivo dessa reunião. Começa o jantar, servido com delicadeza, fineza e muito carinho. Os seminaristas mostram todo o amor que se tem dentro de uma família e isso é encantador.Fazem de tudo para que nos sintamos à vontade e em família também. E conseguem com uma naturalidade que transborda. O jantar foi maravilhoso. O tratamento foi 5 estrelas...

Logo após o jantar começa um show de talentos. Talentos escondidos e descobertos em Goiás, Rio Grande do Sul, voltas dadas ao Nordeste, Sudeste... Sol, Céu, Sul, terra e cor...

Músicas que contavam um pouquinho de cada um, de seus cantos e encantos, de seus sonhos e buscas, seus encontros e saudades. Cantaram, riram, tocaram, aplaudiram, divertiram-se e nos divertiram muito. A mim, pessoalmente, encantaram-me.

Não saberia como agradecer pela noite agradabilíssima que me proporcionaram mesmo sem me conhecer. E assim será a vida de cada um desses seminaristas daqui para frente. Sempre alegrando, confortando, encantando e fazendo bem às almas que passarem por seus caminhos.

O jovem pode ser a alegria e a esperança quando bem encaminhado. Basta que tenha bons exemplos a serem seguidos e isso depende muito de nós.


A vocês, seminaristas do Mater, muito obrigada pelo jantar, pelos cantos, pelos sorrisos... vou guardá-los para sempre em minhas orações e no meu coração.